Administração - Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2024

Todos contra a dengue

08/02/2024 A Secretaria Municipal de Saúde pede a colaboração de todos os munícipes alpestrenses no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, realizando a limpeza em seu terreno verificando se existe água parada. Na cidade equipes da Secretaria de Obras tem realizado rotineiramente a limpeza do cemitério retirando todo e qualquer vaso de flor com água parada, este é um local onde as equipes encontram sempre muita sujeira. Sendo assim pede-se a população que não levem flores aos seus entes. A secretaria de saúde Auristela de Barros lembra que no estado há um total de 366 municípios com dengue. Neste ano, o RS já registra 5.163 casos confirmados da doença, dos quais 2.305 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local) - Evite o acúmulo de água É importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas. - Coloque tela nas janelas Colocar telas em portas e janelas ajuda a proteger sua família contra o mosquito da dengue. - Limpe as calhas Grandes reservatórios, como caixas d'água, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti. - Piscinas e aquários Piscinas pode se tornar foco de dengue - por isso, a atenção deve ser redobrada com a limpeza em épocas de surto. Já no caso dos aquários, peixes são grandes predadores de formas aquáticas de mosquitos. - Uso de Repelente O uso de repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos e é um método importante para se proteger contra a dengue. Recomenda-se, porem, o uso de produtos industrializados, os repelentes caseiros como andiroba, cravo-da-índia, citronela e óleo de soja não possuem grau de repelência forte o suficiente para manter o mosquito longe por muito tempo. Além disso, a duração e a eficácia do produto são temporárias, sendo necessárias diversas reaplicações ao longo do dia o que muitas pessoas não costumam fazer. - Coloque areia nos vasos de plantas O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.